• Mayra Dias

Cultivos em vasos: benefícios e dicas para superar os desafios.



És um amante das plantas e vive em espaços urbanos? Este post é para si, que ama as plantas, mas não tens um quintal com terra e recorre aos vasos para cultivar vossas plantas.

O vaso é um recurso extremamente adaptável, em porte e tamanho, para qualquer espaço e principalmente em situações quando o que mais nos faz falta é espaço ou um quintal com terra.


Contudo, pode ser mais desafiador cultivar plantas em vasos. Vasos são espaços limitadores para o crescimento das raízes, também são espaços que, com o tempo, tendem a oferecer limitação de nutrientes, compactação de solo e que exigem mais atenção e cuidado no momento das regas.


Vaso pode ser sinônimo de estresse para as plantas por todos esses motivos, por isso é muito importante saber escolher o vaso mais adequado para cada planta que vai cultivar.


Um vaso é o “pior dos mundos” para uma planta?! Sim e não. Pois os vasos proporcionam a possibilidade de mover a planta sem afetar suas raízes o que pode ser uma vantagem em algumas situações e é plenamente possível que uma planta possa viver saudável e feliz por muitos e muitos anos em um vaso se tiver as manutenções necessárias, fique atento ao nosso próximo post vamos falar sobre manutenção e transplantes em vasos.