• Mayra Dias

Como escolher o melhor vaso para vossas plantas.


Escolher um vaso nem sempre é tarefa fácil é preciso considerar uma série de fatores que muitas vezes nem imaginamos, tamanho, peso, material, estética, design, cor e relacionar tudo isso com o ambiente onde esse vaso será colocado.


Mas o essencial é começar pensando no espaço que a planta precisa para se desenvolver plenamente, ou no tamanho máximo que desejas que a planta que cultivas alcance, pois, os vasos podem ser ferramentas no jardim para controlar o tamanho das plantas.


Árvores que ficam enormes quando plantadas no chão, podem ser cultivadas por centenas de anos em vasos extremamente pequenos, os Bonsais são belos exemplos de como isso pode ser feito.



TAMANHOS E PROFUNDIDADES DOS VASOS

- O tamanho de um vaso deve contemplar o tamanho da espécie quando ela estiver adulta caso deseje que a planta alcance seu tamanho máximo, lembrando que as plantas precisam de espaço para que as raízes cresçam. Um vaso muito pequeno para uma planta que cresce bastante provocará com o tempo o enovelamento das raízes e se não houver manutenção frequente a planta terá a saúde prejudicada;