• Mayra Dias

Verão no jardim, o que cultivar e como manter vossas plantas saudáveis nessa estação.

Que alegria! Chegou a estação mais aguardada do ano, os jardins estão em festa, repletos de flores e frutos, pássaros e borboletas e os amantes das plantas encantados com as belezas da natureza oferecidas através dos jardins.


O verão é uma estação maravilhosa, repleta colheitas, sabores, cores e aromas, mas há que se tomar alguns cuidados extras na horta, no jardim e até mesmo com vossas plantas de interior nessa estação.


O clima está extremamente seco e quente, portanto, é importante se atentar a frequência das regas, observe a humidade de vossos vasos e canteiros diariamente e se for necessário faça regas diárias principalmente para as plantas cultivadas em vasos expostas a luz direta do sol.



Diminua o intervalo entre as fertilizações, as estações quentes do ano exigem um cuidado especial com a nutrição pois as plantas estão em seu ápice, muitas florindo e outras frutificando, a manutenção da saúde das plantas e boas colheitas no verão demandam um solo bem nutrido.


Plantas cheias de flores, aromas, brotos novos e as altas temperaturas podem atrair insetos indesejados para vosso jardim, continue atento e faça os controles que forem necessários, criar espaços com água ou fontes para atrair os pássaros que se alimentam de insetos indesejados é uma ótima estratégia de controle biológico.



Julho é um mês de muita fartura caso cultives um jardim comestível, são inúmeras as colheitas, tomates, cenoura, curgete, pêssegos, cerejas, ervas aromáticas e hortaliça para saladas em abundância. Também é um mês repleto de atividades no jardim e repleto de opções de semeadura e plantio.




Sabemos que todo mês é mês bom para semear mas julho é de fato um dos meses mais produtivos no jardim, é possível semear manjericão, cerefólio, cenoura, beringela, couve, espinafre de verão, alface, feijão verde, tomate, salsa, rabano, coentro, manjericão, girassol, capuchinhas, milho, beterraba e rabanetes.



Agosto é o mês em que o jardim, principalmente se for um jardim comestível que foi bem planeado nos meses anteriores, está no ápice, porém é necessário extrema atenção com a rega já que as temperaturas estarão muito elevadas.


Caso falte água e nutrição suficiente as plantas sofrerão stress hídrico e apresentarão deficiência nutricional, doenças e ataque de pragas.


Os insetos indesejados se proliferam em agosto e é muito comum a presença de pulgões e fungos como oídio, eles indicam que as plantas atacadas estão vivenciando stress hídrico, portanto, além de sanar o problema com biodefensivos é importante equilibrar a humidade em vosso jardim para que esses visitantes indesejados não retornem.



Uma dica para manter a humidade no jardim é manter uma camada de folhas ou palha seca, sobre o solo, e evitar fazer a rega nas horas mais quentes do dia para que a água não evapore rapidamente e a humidade se mantenha por mais tempo.


Setembro é anuncia o fim do verão e a chegada do outono, mas ainda é tempo de fartura no jardim com muitas colheitas e atividades, as temperaturas mais amenas que chegam com esse mês, permitem a semeadura direta nos canteiros e não há que se preocupar tanto com as regas como no mês anterior, aumente o intervalo entre as regas.



É o momento ideal para podas de manutenção e limpeza, retirar as folhas secas e plantas que encerraram o ciclo. Aproveite o espaço liberado para plantas bolbos como miosótis, jacintos, narcisos e tulipas.


É possível semear ao ar livre e em local definitivo agrião, alface, couve, alho, cenoura, rabanetes, repolho, favas, morangos, acelgas, cebolas e tomates. Assim que chegaram as primeiras chuvas aproveite para plantar nos canteiros o que semeou nas sementeiras no mês anterior.



Atividades não vão faltar nesse verão em vosso jardim, se ainda não tem um jardim, aproveite a boa estação e comece a cultivar vossas plantas. Para quem já está a cultivar que seja uma época de boa colheita, muitas cores e sabores no jardim.



Mayra Dias Geógrafa e Jardinista, criadora de conteúdo para o blog da Oficina Verde, responsável pelo desenvolvimento e implantação de projectos de ecopaisagismo, hortas e pomares biológicos na Jardim de Ervas.

5 views0 comments