• Mayra Dias

Solo bem nutrido: A chave para um jardim sempre belo e a certeza de plantas saudáveis.


O solo é um organismo vivo de onde as plantas extraem nutrientes necessários para o desenvolvimento, é um dos elementos básicos para sobrevivência das vossas verdinhas. Por isso é fundamental oferecer um solo adequado, bem nutrido e de qualidade.


Cada ecossistema possui um tipo de solo específico, adaptado e desenvolvido pelas dinâmicas da natureza de acordo com as condições do clima e recursos disponíveis no local para sua formação. As plantas desenvolvem em sua estrutura adaptações para as situações específicas do ecossistema de origem e para o tipo de solo específico do mesmo.


Portanto quando estivermos jardinando precisamos sempre lembrar que, não existe um tipo de solo ideal para todas as plantas, mas sim um tipo de solo saudável para cada ecossistema específico e que permite que as plantas originárias daquele local se desenvolvam plenamente.


Plantas de regiões desérticas, que suportam bem os períodos de estiagem, como suculentas, aloes, cactos, entre outras, também se desenvolvem bem em solos mais rochosos ou arenosos, bem drenados, menos ácidos e onde os nutrientes são disponibilizados lentamente.


As hortaliças em geral preferem viver onde o solo é riquíssimo em matéria orgânica e a ciclagem de nutrientes acontece rapidamente. Algumas não se importam com grande quantidade de umidade em suas raízes e crescerão felizes em solos irrigados.