top of page
  • Writer's pictureMayra Dias

Polinizadores: Como e por qual motivo atraí-los para vosso jardim?



Para os amantes da jardinagem comestível que adoram colher vossas hortaliças fresquinhas, orgânicas e nutritivas de vossos jardins é importante saber que uma das etapas essenciais no desenvolvimento das plantas para o sucesso da produção de frutos e sementes é a polinização. As flores não são tão maravilhosas e exuberantes apenas para encher vossos olhos de admiração com a beleza que exibem, e não exalam aromas muitas vezes divinos, outras nem tanto apenas para estimular nosso olfato.



Tudo na natureza tem um propósito e é perfeito mesmo com suas imperfeições. E o propósito das flores é a reprodução das plantas que as possuem.





As flores são os órgãos sexuais das plantas, algumas flores possuem o órgão masculino e feminino, outras apenas um ou outro. Mas de toda forma quando a flor contém o órgão masculino, ela contém também pólen, aqueles grãozinhos amarelos que ficam presos nas perninhas das abelhas, e que nessa época do ano estão pelo ar em abundância, ou que deixam nosso nariz amarelo quando metemos ele em uma flor para sentir o aroma e acabamos por espirrar.



O pólen é o elemento da planta que possui o gameta masculino das plantas com flores. Quando os grãos de pólen alcançam as estruturas femininas de uma flor da mesma espécie ocorre a fecundação e a formação de frutos e sementes.


Para que a transferência do pólen da estrutura masculina para a estrutura feminina da planta ocorra é necessária a ajuda de agentes externos.


Esse processo de transferência do pólen é a polinização e pode acontecer com a influência do vento, da água, aves, pequenos mamíferos e dos milhares de insetos entre eles as abelhas que se alimentam do néctar das flores. É aí que entra a perfeição da natureza em ação.


Cada flor possui uma forma, cor e aroma específico para atrair tipos de específicos de polinizadores. As de cor branca, ou que exalam aromas fortes durante a noite como é o caso da flor do pé de pitaya são polinizadas pelos insetos e animais de hábitos noturnos como mariposas e morcegos.



As que são polinizadas por insetos menores são pequenas e possuem pétalas mais delicadas, como é o caso da maioria das ervas que são polinizadas por abelhas e borboletas.


As flores maiores com pétalas mais robustas como as do maracujazeiro recebem insetos maiores como a abelha mamangava. Alguns cactos possuem flores que exalam um aroma malcheiroso para atrair as moscas, que são polinizadoras de muitos tipos de cactos.


De acordo com dados emitidos pela ONU a polinização por insetos e animais é importante para 87,5% das plantas com flores, algumas culturas são dependentes dos polinizadores entre elas estão: abóbora, maçã, maracujá, melancia, melão, pepino, girassol, cereja, pêssego, tomate, abacate e ameixa.



Ainda segundo a ONU 40% dos insetos polinizadores estão ameaçados de extinção a nível mundial, no hemisfério norte a alta taxa de urbanização, agricultura intensiva, uso de pesticidas e alterações climáticas contribuem massivamente para essa triste realidade.


O que era apenas uma questão ecológica hoje é uma questão de segurança alimentar, precisamos dos polinizadores para garantir a produção dos nossos alimentos. Agora que sabes que dependemos desses pequeninos insetos mais do que eles precisam de nós que tal atraí-los para sua horta ou jardim.


Se vossos tomateiros, morangueiros ou pés de beringela não estão a dar frutos, ou estão a abortar as flores antes de formar os frutos pode ser que os polinizadores não estão a frequentá-los.


Vosso jardim ou horta mesmo que seja pequenino pode fazer a diferença nessa realidade opte por cultivar espécies que são atrativas para polinizadores entre vossas hortaliças, isso irá garantir a produção de frutos e sementes sadios e nutritivos e seu jardim ou horta se tornará um refúgio para os polinizadores.



Algumas plantas que atraem muitos polinizadores possuem flores lindíssimas, cultivá-las além fazer um favor a humanidade vão deixar seu jardim mais atrativo até mesmo para si.

Algumas ervas que atraem muitos polinizadores quando floridas são, lavanda, manjericão, alecrim e menta.


Algumas plantas herbáceas e arbustivas possuem flores que vão atrair abelhas e muitas borboletas para seu jardim alguns exemplos são calêndulas, papoulas, zínias, gerânios, esteva, cosmos, borragem e budleia, muitas dessas também possuem propriedades medicinais ou suas flores são comestíveis.



Sim, muitas flores são comestíveis, mas antes de sair se aventurando por aí aguarde nossos próximos posts para saber mais sobre isso.


Além de poder cultivar estas espécies entre vossas hortaliças, caso possua um espaço extra crie um canteiro de polinizadores, prepare a terra e faça semeadura direta dessas flores e ervas.


Flores silvestres também são maravilhosas para atrair os polinizadores nativos, são de fácil germinação e cultivo, podem ser semeadas até mesmo com o uso de seedbombs. É possível encontrar misturas de sementes com espécies selecionadas especialmente para atração de polinizadores.


Que tal colocar mãos à obra e fazer um bem a seus cultivos e a natureza? Qualquer dúvida entre em contato, será um prazer te auxiliar a escolher as melhores espécies para sua horta ou jardim.

 

Mayra Dias Geógrafa e Jardinista, criadora de conteúdo para o blog da Oficina Verde, responsável pelo desenvolvimento e implantação de projectos de ecopaisagismo, hortas e pomares biológicos na Jardim de Ervas

100 views0 comments
bottom of page