• Mayra Dias

Polinizadores: Como e por qual motivo atraí-los para vosso jardim?



Para os amantes da jardinagem comestível que adoram colher vossas hortaliças fresquinhas, orgânicas e nutritivas de vossos jardins é importante saber que uma das etapas essenciais no desenvolvimento das plantas para o sucesso da produção de frutos e sementes é a polinização. As flores não são tão maravilhosas e exuberantes apenas para encher vossos olhos de admiração com a beleza que exibem, e não exalam aromas muitas vezes divinos, outras nem tanto apenas para estimular nosso olfato.



Tudo na natureza tem um propósito e é perfeito mesmo com suas imperfeições. E o propósito das flores é a reprodução das plantas que as possuem.





As flores são os órgãos sexuais das plantas, algumas flores possuem o órgão masculino e feminino, outras apenas um ou outro. Mas de toda forma quando a flor contém o órgão masculino, ela contém também pólen, aqueles grãozinhos amarelos que ficam presos nas perninhas das abelhas, e que nessa época do ano estão pelo ar em abundância, ou que deixam nosso nariz amarelo quando metemos ele em uma flor para sentir o aroma e acabamos por espirrar.