• Mayra Dias

Como iniciar sua horta ou jardim a partir de sementes.

Já tentaste semear suas hortaliças e flores e não teve sucesso? Confere as dicas que temos para si e vai já semear que agora será só sucesso.



Para um amante das plantas, iniciar a horta a partir de sementes e acompanhar o desenvolvimento das pequenas mudas pode ser tão prazeroso quanto colher o que plantou e preparar uma bela refeição com os vegetais da vossa horta.



Iniciar vossa horta a partir de sementes não é nada complicado e é possível até mesmo para iniciantes.






O período ideal de semeadura para a maior parte das espécies é a primavera, mas é possível fazê-la o ano todo desde que haja as condições de luz e calor para as espécies escolhidas.


No inverno o desenvolvimento será um pouco mais lento do que nas outras estações. Atualmente é possível a utilização de aquecedores, estufas e até mesmo luzes específicas para cultivo que possibilitam e facilitam a semeadura em qualquer período do ano.


Como comentamos no nosso post da semana passada, caso queira antecipar-se para primavera, janeiro ainda é tempo ideal para algumas semeaduras indoor ou em estufa como por exemplo manjericão, calêndulas, alface, brócolos, zínias, girassóis e couve-flor.


Estas a se perguntar qual é a melhor maneira de semear?



Existem diversos tipos de semeadura, podem ser em sementeiras, em estufas ou ambientes internos, ou diretamente em campo aberto, nos canteiros ou floreiras, e até mesmo a lanço através das seed balls, a escolha vai depender sempre do tipo de semente a ser semeada e cultivo.


Vamos a um passo a passo de semeadura indoor:


- Escolha o recipiente ou local onde vai semear caso vá semear em sementeira, vasos ou floreiras verifique se há orifício para drenagem ao fundo do recipiente, no nosso site podes conferir uma série de materiais ideais para iniciar sua sementeira.


- Priorize utilizar um solo peneirado, ou com grânulos bem finos, dê preferência a substratos preparados para sementeiras, isso vai facilitar a germinação, é ideal que seja bem adubado para garantir um início repleto de vigor para suas plantinhas.


- Humedeça o solo suavemente antes de semear.


- Evitar colocar muitas sementes por célula ou vaso. Colocar a quantidade de acordo com o desenvolvimento da espécie, lembrando que para a maioria delas de 1 a 2 é o suficiente.


- Cobrir com uma camada de terra com a espessura que corresponda a no máximo 2 ou 3 vezes o tamanho da semente.


- Identificar a sementeira ou vaso com nome da espécie e data da semeadura.


- Escolher um ambiente que receba a luz direta do sol para deixar sua sementeira enquanto as sementes germinam.


- Manter o solo sempre úmido, regar com pulverizador ou regador muito suavemente para que não perca as sementes.



Depois de seguir os passos para produção de uma boa sementeira é só ter paciência e esperar para que suas sementes germinem.


Que tal se aventurar a fazer algo novo colocar a mão na terra e dar vida ao seu jardim ou horta a partir das sementes? Continue nos acompanhando para mais dicas de cultivo e se gostou partilhe, semana que vem tem mais.



Mayra Dias Geógrafa e Jardinista, criadora de conteúdo para o blog da Oficina Verde, responsável pelo desenvolvimento e implantação de projectos de ecopaisagismo, hortas e pomares biológicos na Jardim de Ervas.





38 views0 comments