• Mayra Dias

Primavera chegou, confira tudo que pode fazer por vossas plantas nessa estação.



Está a chegar a bela primavera. Estação tão querida por amantes das plantas e jardins que traz consigo dias secos, ensolarados, mais claros, temperaturas mais quentes e uma diversidade de cores maravilhosa, concedida pelas flores que começam a aparecer por todos os lados.

Nesse momento anuncia-se também o despertar da natureza e com ele o começo de um período silencioso, mas de muito movimento em nossos jardins já que ao final do inverno observamos o término do período de dormência de muitas plantas.



Com uma quantidade maior de luminosidade e temperaturas mais altas as plantas começam a acelerar novamente o metabolismo, muitas delas se renovam, e as que haviam eliminado as folhas voltam a brotar e produzir folhas, novos galhos surgem, o crescimento é mais evidente e com isso os trabalhos no jardim se intensificam.


A primavera é uma estação onde praticamente tudo pode acontecer e de tudo se pode fazer no jardim. É tempo de plantar o que foi semeado no inverno, e também época para semear e plantar a maior parte das verduras, ervas, legumes, flores e frutos.


Algumas podem ser semeadas diretamente no canteiro como é o caso das cenouras, beterrabas, girassóis, feijões, ervilhas, rabanetes, rúculas, coentros, abóbora, espinafres e capuchinhas.



Outras espécies, apesar dos dias mais quentes e longos ainda sim necessitam de um pouco mais de cuidado, é o caso do tomate, curgete, berinjela, malagueta, zínia, couve, brócolos, agrião, manjericão e calêndula. Para estes é interessante que a semeadura seja feita em tabuleiros e pequenos vasos, onde se pode controlar a humidade com mais atenção, alguns podem até mesmo ser mantidos em mini estufas.



O início da primavera é também momento oportuno para fertilizar vossas plantas seja em canteiros ou em vasos nesta estação onde tudo começa a despertar e florescer vossas queridas verdinhas necessitam de mais nutrientes disponíveis para se desenvolver com saúde. Procure utilizar fertilizantes completos que ofereçam macro e micronutrientes.


Caso deseje muitas flores em seu jardim faça também adubações direcionadas com os adubos indicados para as floríferas e frutíferas da época.


Se no seu jardim tiver um gramado, o melhor momento para adubá-lo é agora. Dê- preferência a fertilizantes que possuem uma boa dose de azoto.


Lembre-se, esse é um período de expansão de toda a natureza e não somente das plantas, por isso mantê-las bem nutridas com certeza irá protegê-las dos possíveis ataques dos insetos e das doenças.


Fique atento a alteração na necessidade de água que as verdinhas vão precisar nesse momento também é essencial para mantê-las saudáveis, as regas de inverno costumam ser mais espaçadas e a quantidade de água é menor, agora que a temperatura vai subir perceba se precisa aumentar a frequência das regas.


Aproveite o momento de grande atividade e renove a cobertura de solo dos seus canteiros, floreiras e vasos isso também vai ajudar a manter a humidade e a saúde da terra.


Faça um controle das plantas espontâneas que irão começar a surgir por toda parte, elas também irão brotar, produzir sementes e se proliferar, em geral são plantas muito rústicas e que se desenvolvem com facilidade, por isso podem dominar todo o jardim em pouquíssimo tempo e tomar o espaço de vossos cultivos.


Reveja seus canteiros e forrações, é um ótimo momento para reformá-los replantando mudas, dividindo e limpando touceiras e fazendo desbastes.



A primavera também traz às plantas de interiores cultivadas em vasos o mesmo despertar, por isso fique atento e tenha os mesmos cuidados. É um ótimo período para renovar o solo de vossos vasos e realizar transplantes.


Não se esqueça de alterar a rotina de fertilizações, especialmente para as vossas plantas de interiores. Na primavera estarão com o metabolismo mais acelerado do que estavam no inverno e por estarem a ser cultivadas no espaço limitado de um vaso é interessante que sejam fertilizadas ao menos uma vez ao mês.



A primavera é sem dúvida tempo de muita atividade, mas também é tempo para relaxar e estar no jardim cercado pelas plantas e flores apreciando as belezas da vida.


Que tal conferir nossos posts anteriores para mais dicas de cultivo? Acompanhe nosso blog e se gosta do conteúdo partilha com os amigos. Que seja uma excelente primavera para todos nós.


Mayra Dias Geógrafa e Jardinista, criadora de conteúdo para o blog da Oficina Verde, responsável pelo desenvolvimento e implantação de projectos de ecopaisagismo, hortas e pomares biológicos na Jardim de Ervas.






15 views0 comments