• Mayra Dias

Inverno no jardim: Como cultivar suas plantas e manter seu jardim ativo nesta estação.

Updated: Jan 26

Tu achas que o inverno é tempo de poucas atividades no jardim? Então esse post é para si.

É chegada a época de dias frios e chuvosos, e apesar do inverno em Portugal não ser dos mais rigorosos, de qualquer forma é um período de ritmo lento em que tudo na natureza está a hibernar. O metabolismo das plantas desacelera, algumas perdem as folhas, e nesse período as nossas queridinhas se desenvolvem mais lentamente do que nas outras estações.


O jardim pode parecer um lugar mais silencioso, com menos cores e aparentemente pouca atividade nesse período, e os amantes das plantas podem estar a se preocupar por não terem muito o que fazer nessa época, mas, não se engane, há muitas maneiras de continuar a aproveitar a arte de cultivar nossas amadas mesmo no inverno.



Não importa se cultivas tuas plantas outdoor ou se a tua urban jungle é indoor, aí vão ideias do que ainda dá tempo de fazer no teu jardim antes que o inverno acabe.






Primeiramente é preciso atentar-se as mudanças nas condições de luz e temperatura. Estamos a receber menor quantidade de luz e as temperaturas estão mais baixas. Essas situações fazem com que o solo se mantenha húmido por mais tempo após as regas.


Aí vai a primeira dica de inverno fiques atento a tua rotina de regas, talvez precise reduzir a frequência das regas para que não haja excesso de humidade, caso ainda não tenha modificado o solo encharcado pode estar a adoecer tuas plantas.




Lembre-se de que elas estão com o metabolismo lento, então podes reduzir a frequência das fertilizações também.


Além do olhar atento para essas mudanças, janeiro também é o período perfeito para planear não só o novo ano que está a entrar, mas também vosso jardim e assim prepará-lo da melhor maneira para a chegada da primavera.


Além do planeamento há já algumas coisinhas que podes adiantar para que tenhas maravilhas acontecendo em teu jardim logo no início da primavera.

· Este é o momento para plantar futuras surpresas para apreciar no jardim, é tempo ainda oportuno para o plantio de bolbos de tulipas, jacintos, narcisos, frésias e amarílis. Essas flores maravilhosas vão trazer muitas cores e aromas ainda no início da primavera.



· O inverno também é o momento ideal para podas de árvores frutíferas, arbustos, sebes, trepadeiras e roseiras. A poda neste momento estimulará o surgimento de novos brotos saudáveis e a floração.


· Inicie o preparo de seus canteiros, para que estejam prontos para receber os plantios de início de primavera. Não se esqueça de mantê-los cobertos e protegidos com folhas secas ou palha caso estejam vazios.


· Crie um sítio onde possa oferecer água fresca e alimentos para pássaros e vida selvagem, já que a oferta de alimento na natureza é menor nesta época eles serão atraídos até vosso jardim e trarão beleza e alegria com seu canto. Procure oferecer alimentos saudáveis específicos para pássaros selvagens.


· E ainda, caso queira iniciar seus cultivos a partir de sementes em janeiro ainda é possível semear cenoura, cebola, ervilha, capuchinhas e salsa outdoor. E se queres preparar-se para primavera muitas outras podem ser semeadas indoor, mas este é assunto para nosso próximo post.

Que tal pegar todas essas dicas e aproveitar as infinitas possibilidades de teu jardim mesmo no inverno e não morrer de tédio neste período de confinamento?


Continue nos acompanhando aqui no blog e se gostou do conteúdo partilha. Semana que vem teremos mais dicas de semeaduras possíveis no inverno.




74 views0 comments