• Mayra Dias

Flores comestíveis para deixar vosso jardim lindo de ver e ainda mais comestível.

Updated: Apr 26

A primavera é mesmo maravilhosa, nossos jardins se enchem de flores e se tornam uma festa de cores, aromas e sabores. Sabores que não vem apenas das ervas aromáticas ou hortaliças, mas que podem vir também das flores.



Comer flores pode soar diferente para alguns de nós, mas na realidade é algo bastante comum. Quem já provou brócolos, couve-flor ou alcachofras? Pois bem aí, tu estavas a comer flores. Já as tem em vosso prato há muito tempo e isso não é novidade.

As flores são órgãos das plantas que tem um período de vida curto, por estratégia as plantas reservam a maior parte dos nutrientes para os frutos que tem um tempo de vida mais longo e possuem a importantíssima função de armazenar as sementes que em sua maioria também são repletas de nutrientes já que carregam o embrião das futuras plantas.


Por isso as flores não são uma fonte considerável de carboidratos, proteínas ou calorias, mas são ricas em vitaminas, fibras e antocianinas, que atuam em nosso organismo como poderosos antioxidantes e nos auxiliam a evitar o envelhecimento precoce a longo prazo.

Apesar de muitas flores serem comestíveis há que se ter algum cuidado pois algumas são tóxicas, é o caso do Lírio da paz, Hortência, Azaleia e Trombeteira.