• Mayra Dias

Flores comestíveis para deixar vosso jardim lindo de ver e ainda mais comestível.

Updated: Apr 26

A primavera é mesmo maravilhosa, nossos jardins se enchem de flores e se tornam uma festa de cores, aromas e sabores. Sabores que não vem apenas das ervas aromáticas ou hortaliças, mas que podem vir também das flores.



Comer flores pode soar diferente para alguns de nós, mas na realidade é algo bastante comum. Quem já provou brócolos, couve-flor ou alcachofras? Pois bem aí, tu estavas a comer flores. Já as tem em vosso prato há muito tempo e isso não é novidade.

As flores são órgãos das plantas que tem um período de vida curto, por estratégia as plantas reservam a maior parte dos nutrientes para os frutos que tem um tempo de vida mais longo e possuem a importantíssima função de armazenar as sementes que em sua maioria também são repletas de nutrientes já que carregam o embrião das futuras plantas.


Por isso as flores não são uma fonte considerável de carboidratos, proteínas ou calorias, mas são ricas em vitaminas, fibras e antocianinas, que atuam em nosso organismo como poderosos antioxidantes e nos auxiliam a evitar o envelhecimento precoce a longo prazo.

Apesar de muitas flores serem comestíveis há que se ter algum cuidado pois algumas são tóxicas, é o caso do Lírio da paz, Hortência, Azaleia e Trombeteira.



É importante ter certeza de que uma flor é comestível antes de consumi-la e também conhecer a procedência e a maneira como foi cultivada.


Não consuma flores que foram cultivadas com o uso de substâncias tóxicas. É muito comum o uso de agrotóxicos no cultivo das rosas, por exemplo, e outras flores de corte que encontramos em floristas.

É aconselhável que cultive vossas próprias flores comestíveis, ou que as obtenha de um produtor biológico certificado ou que seja de vossa confiança.


Entre as flores comestíveis que podem ser facilmente cultivadas em vosso jardim temos:



- Rosas


Existem aproximadamente 150 tipos de rosas disponíveis para cultivo das mais variadas cores, tamanhos e aromas, e todas elas são comestíveis apesar de não possuírem o mesmo sabor, as de aroma mais intenso também possuem um sabor mais marcante.



As rosas possuem um sabor muito floral e adocicado em suas pétalas, as outras partes da planta não são tão saborosas. Elas podem ser consumidas cruas, frescas ou secas, misturadas com frutas ou saladas.


As pétalas das rosas também podem ser utilizadas para fazer deliciosas infusões, saborizar água ou açúcar, e até mesmo produzir geleias muito saborosas.


- Lavandas


Muito rústicas e fáceis de cultivar as flores violetas das lavandas podem ser consumidas de muitas maneiras. A combinação de uma bela cor e aroma marcante fazem as flores da lavanda particularmente interessantes de se acrescentar a produção de biscoitos e bolos.


Pode ser utilizada tanto em receitas doces como salgadas, e vai muito bem em combinações com cítricos, frutas vermelhas, ou outras ervas como tomilho, sálvia e alecrim.


As flores da lavanda possuem sabor muito intenso é interessante que as adicione com cuidado e aos poucos ao preparo até alcançar o sabor desejado para que não haja excesso.


- Capuchinhas


Uma das mais saborosas flores comestíveis, podem ser consumidas junto com saladas verdes, ou até mesmo recheadas com ricota temperada.



Tanto as flores quanto as folhas da Capuchinha são comestíveis e possuem um sabor picante, muito interessante e único.


Além de saborosas as capuchinhas são muito nutritivas e contém grande variedade de minerais, vitamina C, efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.


- Amores Perfeitos


Não são só lindos de ver, mas também ótimos para comer. Com uma variedade enorme de cores os amores perfeitos são ótimos para decorar saladas, sobremesas, biscoitos ou bolos.



Possuem um sabor fresco e floral bastante suave e podem ser utilizados como a sua criatividade permitir para agregar propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias a suas refeições.


- Flores de Curgete


Ao cultivar curgetes em vosso jardim poderá saborear além do fruto também as flores. Elas podem ser ingeridas cruas aos pedaços em saladas, ou podem ser recheadas com queijos temperados com ervas e até mesmo assadas ao forno até que as pétalas fiquem crocantes.



Para consumir as flores da Curgete não precisas sacrificar vossos frutos, apenas as flores com órgão reprodutor feminino podem se tornar uma Curgete, portanto basta que colha as flores com o órgão reprodutor masculino para comer.


As flores masculinas são facilmente reconhecidas possuem um longo estame no interior da flor e surgem mais distantes do centro da planta do que as flores femininas.



- Dente de leão


Considerada erva daninha nos jardins, as flores do Dente de leão são extremamente nutritivas. Toda planta pode ser consumida, desde as flores, até folhas, caule e raízes.



Há muitas maneiras de se consumir o dente de leão, as flores e folhas podem ser consumidas cruas em saladas ou sandes, ou fritas e refogadas. As flores possuem sabor bastante adocicado e podem ser utilizadas para fazer deliciosas geleias.


Após colher vossas flores, seja cuidadoso no momento de higienizá-las, elas são muito delicadas e geralmente a melhor maneira de higienizar sem prejudica-las é utilizar uma escova macia ou um papel-toalha húmido.



Que tal cultivar flores que além de trazer beleza a seu jardim vão trazer mais sabor e cor para vossas refeições? Aproveite as dicas do blog para deixar vosso jardim ainda mais lindo de ver e de comer nessa primavera.

Mayra Dias Geógrafa e Jardinista, criadora de conteúdo para o blog da Oficina Verde, responsável pelo desenvolvimento e implantação de projectos de ecopaisagismo, hortas e pomares biológicos na Jardim de Ervas.


9 views0 comments